Resenha – No Cross No Crown – Corrosion of Conformity


CLÁUDIO AZEVEDO

Quatro longos anos após o bom IX, seu último álbum de estúdio, os americanos do Corrosion of Conformity reafirmam sua capacidade de compor músicas grudentas e pesadas, como mostra No Cross No Crown, que não irá desagradar aos fâs da banda, pois está recheado com guitarras “sabbáticas”, riffs bluesy, batidas pesadíssimas e aquele toque southern rock, tão característico do conjunto liderado pelo insano guitarrista Pepper.

Longevidade não falta ao Corrosion. A banda foi formada em 1982, e no início praticava uma espécie de punk/crossover, vide seus dois primeiros álbuns, Eye For An Eye e Animosity. Porém, a partir de 1991, com o excepcional Blind, Pepper e sua turma passaram a responder por um som lisérgico, uma espécie de Black Sabbath um pouco mais sujo e com doses de hard rock setentista. Tal mistura chegou ao seu auge com In The Arms of God, imperdível para os amantes por esse tipo de proposta.

No Cross No Crown, portanto, continua a saga de lisergia do grupo, podendo até ser considerado superior aos seus dois últimos álbuns. A produção, orgânica e simples, está totalmente de acordo com o som do Corrosion, assim como a arte da capa, destituída de efeitos em 3D ou qualquer coisa que o valha. Através de pauladas como A Wolf Named Crow, The Luddite e Cast The First Stone, o grupo mostra camada após camada de sujeira. Denso como um lamaçal, o som é capaz de deixar muita banda de death metal tremendo de medo. Isso sem falar nos riffs e solos de guitarra, inspiradíssimos e capazes de colocar um largo sorriso no rosto do macambúzio Tony Iommi. O álbum fecha com uma ótima versão para Son And Daughter, do Queen. Belo trabalho!

No Cross No Crown
Ano de lançamento: 2018
Gravadora: Nuclear Blast

Formação:
Pepper Keenan (guitarra, voz)
Mike Dean (baixo, voz)
Reed Mullin (bateria, voz)
Woody Weatherman (guitarra, voz)

Faixas:
1-Novus Deus
2-The Luddite
3-Cast The First Stone
4-No Cross
5-Wolf Named Crow
6-Little Man
7-Matres´s Diem
8-Forgive Me
9-Nothing Left to Say
1o-Sacred Isolation
11-Old Disaster
12-E.L.M
13-No Cross No Crown
14-A Quest To Believe (A Call to The Void)
15-Son And Daughter

Comentários

Comentários