Crítica | Unconquered – Kataklysm

Para os viciados em metal extremo, os canadenses do Kataklysm sempre foram um dos principais nomes do estilo, afinal, a banda já alcança a marca de 30 anos de estrada, sendo Unconquered o seu décimo quarto álbum de estúdio. Uma discografia rica, digas-se de passagem.

O último, Meditations (2018), foi efusivamente elogiado nessa coluna, e não era para menos. Unconquered não decepciona e é mais uma vitória na carreira do Kataklysm.

O estilo continua o mesmo, death metal com diversas passagens melódicas, típicas das bandas escandinavas, porém a timbragem dessa vez recebeu uma roupagem mais moderna, na linha Meshuggah, especialmente nos riffs e em algumas passagens de voz. Felizmente, não é nada que irá depor contra a identidade da banda, tampouco desapontar os antigos fãs.

Afinal, faixas como The Killshot, Underneath The Scars (belos breakdowns), Focused To Destroy You e The Way Back Home (uma tempestade de riffs) são certeiras porradas, que soando modernas ou não, são capazes de arrancar a cabeça de quem as escuta.

Alguns fãs podem lembrar do álbum Victim of This Fallen World (1998), de fato algumas passagens remetem àquele álbum, criticado na época, essencial hoje em dia.

Para encerrar, When It’s Over, que é puro Kataklysm: melódica, pesada, angustiante e com um clima desolador, um encerramento mais do que perfeito a outro grande momento na discografia dos canadenses. Palavras não são mais suficientes para descrever Unconquered, portanto, vá ouvir agora.

Unconquered
Ano de Lançamento: 2020
Gravadora: Nuclear Blast
Gênero: Death Metal/ Death Metal Melódico

Faixas:
1-The Killshot
2-Cut Me Down
3-Underneath The Scars
4-Focused to Destroy You
5-The Way Back Home
6-Stiches
7-Defiant
8-Icarus Falling
9-When It’s Over

Comentários

Comentários