Conheça Suricato AK: a grata surpresa do hip hop em Guarujá

Um talento em Guarujá. Foi o que pensei quando escutei as músicas do rapper Suricato AK. Quando conversamos, me espantei ao saber que tem apenas 20 anos. O cara já tem três trampos na rua:  Até Aqui (2017), Sentimentos (2019) e o EP Rosas, também lançado no ano passado.

Nesse ano, ele já lançou o videoclipe da música Outro Patamar, na última quinta-feira (30), com uma pegada trap. E no último dia 8, divulgou o videoclipe da faixa Quando as Flores Caírem, do EP Rosas.  

“Tudo que sempre escrevi são desabafos, às vezes, penso que escrevo aquilo que eu queria ouvir para me sentir bem. No álbum Até Aqui eu trouxe a bagagem de todos os sons e músicas, seja love, trap ou boom bap. Em Sentimentos eu busquei por um perfil amadurecido na musicalidade. O EP Rosas é uma trilogia que faz analogia a um casal em que tudo na vida deles são rosas. A primeira faixa descreve o amor à primeira vista. Domingo descreve os dias calmos e românticos e Quando as Flores Caírem descreve o quanto podemos nos esforçar para mantermos esse sentimento. O nome  Rosas define a beleza da relação, pois mesmo tendo espinhos ela é bela e encantadora”, explica. 

O artista é Michel Santos. Ele descreve  Suricato AK como seu lado mais sincero, sentimental e sonhador. “Um garoto focado que segue pulando barreiras para realizar seu sonho. Minha base hoje é meu artístico, sem ele não sou nada!”.

Primeiros passos de Suricato AK

Ele iniciou a carreira no grupo  Designados, em 2015, e logo após, montou o grupo Ponto de Expressão. Com o término das formações, manteve-se dois anos em carreira solo e atualmente também faz parte do grupo Seiva Roxa, além de tocar os trabalhos da própria produtora AK Supply. Ele é fechado com a gravadora GRAPE.  

“É lá onde gravo meus sons junto com meus irmãos Vela e Guilherme Cres, que é meu produtor e beatmaker. Ele também produz os trampos da Seiva Roxa, os artistas da AK Supply e da Labuta Hip Hop, fora vários artistas locais pesados que diariamente frequentam a gravadora”.

Caminhada no RAP

Além desses trabalhos, o artista já ganhou mais de 100 batalhas de rima. Também teve a honra de com nomes como Froid e Orochi. Entendi o tanto de feitos em pouco tempo de vida ao saber que conhece a cultura desde criança.

“Cresci ouvindo rap por conta do marido da minha irmã. Ouvia Racionais, RZO,SNJ… Também sempre fui de rimar com os amigos no funk, nas ruas e nos rolês. Com 13 anos decidi fazer uma música gravada com meu amigo Kel. Após essa música fizemos um feat, em 2013, e foi a primeira música lançada. Foi onde tudo começou, mas não foi uma música boa e gerou bastante críticas do pessoal da cena da Baixada. Todo esse desmerecimento não passou de um ano, pois evoluí bastante e assim adquiri respeito de muitos que desacreditavam”.

Suricato AK começou a explorar suas habilidades no rap em 2013. (Foto:Arquivo Pessoal)

Depois iniciou nas organizações de batalhas com a Batalha da Praça, em 2014. Sua primeira batalha de rima no Rap de Garagem, em Santos. “Já participei também de dois coletivos grandes do cenário: Prazer Crew e Família Damassaclan. Esses foram meus primeiros e principais contatos com o rap para onde estou seguindo”.

Visão de futuro

Suricato AK espera viver de sua arte para ajudar a família, amigos e as comunidades com projetos sociais. Deseja criar uma ONG para os “menor da quebrada” aprender desde pequeno sobre o Hip Hop. Ao seu ver, ter conhecido a cultura desde criança foi significativo. 

“Conhecer o Hip Hop mudou a minha vida, pois metade dos meus amigos e até familiares caíram no crime. Eu fui salvo pelo Rap! Morei sozinho buscando o sonho na capital de São Paulo, no Rio de Janeiro e continuo nesse mundão até conseguir. O significado real de hip hop é o amor à vida”.

Suricato expõe seus sentimentos nas composições.

Neste ano, promete fazer de tudo para realizar seu sonho. “Desempenho em sons, total versificação de musicalidade e nas batalhas de MC”. Para que isso aconteça, conta com a ajuda de terceiros. 

“Peço que a rapaziada do rap e o público olhem para os que são sonhadores e correm atrás. A união faz a força. Não esperem seu amigo se tornar famoso para apoiar o corre. E nunca esqueça de onde veio, humildade não se compra e Deus sempre ajuda aquele que mantém a Fé”.

Os álbuns e singles de Suricato AK estão disponíveis nas plataformas digitais.

Comentários

Comentários