Biff reacende o estopim do Saxon

MÁRIO JORGE

O Saxon sendo Saxon. Que bom! Ou melhor, que ótimo. A banda britânica, uma das emergentes da New Wave of British Heavy Metal de meados dos anos 1970, continua impecável em sua proposta, construída num cenário adverso: em 1976, o punk rock já dava suas caras com a turma do Malcolm McLaren.

O mais recente álbum da banda, Thunderbolt, não é revival, releitura ou modismos que o valham. É o som que sempre fizeram, com qualidade idem. “Saiam do caminho e apertem os cintos”, declarou Biff Byford, o eterno mago dos vocais do Saxon, em entrevista neste ano.

Realmente, pra quem andava um tanto o quanto nostálgico com o mais puro heavy metal, esta é a chance. “Ah, mas são dinossauros. Tem muita coisa nova por aí”, dirão os mais… os mais. Enfim! Sim, tá cheio de coisa nova e boa na praça e adoro ouvi-los – é preciso manter o metal em atividade e tem uma turma que não deixa a peteca cair. Felizmente.

Mas, sem ser nostálgico ou coisa parecida, o Saxon segue o ritual sagrado do som pesado: acordes poderosos, solos de guitarra e o vocal de Biff. Um receituário perfeito para quem quer sacudir a cabeça num ritmo pra lá de frenético. Como nos tempos de Motorcycle Man.

Há reverências em Thunderbolt. Uma de tirar o chapéu: They Played Rock And Roll foi um pedido pessoal de Biff ao baixista da banda, Nibbs Carter. Trata-se de uma homenagem ao Motorhead. E então, a música tinha que ser parecida com o trabalho que os rapazes do saudoso Lemmy Kilmister fazia.

As músicas de Thunderbolt:
Olympus Rising
‘Thunderbolt
The Secret of Flight
Nosferatu (The Vampires Waltz)
They Played Rock and Roll
Predator
Sons of Odin
Sniper
A Wizard’s Tale
Speed Merchants
Roadie’s Song
Nosferatu ((Raw Version)

Que escutemos o disco à exaustão. Garanto que não vai cansar. E aguardar que o Saxon pouse por aqui, já que os ingleses oriundos de South Yorkshire acabam de anunciar uma turnê mundial, a Thunderbolt World Tour.

No site oficial da banda não há referências sobre vinda ao País, mas a Ticket Brasil divulgou que os ingleses tocarão nos nossos redutos, mais precisamente no Tropical Butantã, em São Paulo, no dia 3 de maio de 2018, com abertura da banda paulista Armored Dawn, que estará participando da turnê, especialmente na Holanda e Alemanha. Mais um ponto para o Saxon.

Por sinal, o Armored Dawn é um capítulo à parte. Já figura no cenário metal com responsa, tocando na Europa e nos Estados Unidos. E já se apresentou com pesos pesados como Megadeth, Simphony X, Rhapsody, Tarja, Marillion, Offspring e Sabaton. Ou seja: não dá pra perder, né!

Armored Dawn

Fontes: Wikipedia, whiplash, sites oficiais das bandas

Comentários

Comentários