Entrevista | Within Temptation – “Nossa banda é emotiva e tem opinião”

A banda de metal sinfônico holandesa Within Temptation alcançou um feito marcante com o single mais recente, Entertain You. Lançada recentemente, a canção entrou no Most Added Songs, da Billboard Mainstream Rock, além de estrear no top 50 das paradas de rock norte-americanas logo na semana de estreia.

Não se engane, seu tempo acabou. Isso não é um jogo, não, não estamos aqui para entretê-lo”. As primeiras estrofes de Entertain You mostram que a mensagem é simples e direta. Vale para muitos personagens, apesar da banda não revelar quem é a inspiração.

“É possível manter a discussão em aberto, principalmente sobre certos problemas que temos em nossa sociedade. Nossa ideia não é dizer quem está certo ou errado, e sim dar a luz para uma discussão ou debate. Nossa banda é emotiva e tem opinião. Tem gente que não gosta, mas é assim que somos. Eu sou um ser humano, espero fazer minha parte para ajudar a diminuir a intolerância”, comenta a vocalista, Sharon den Adel, que conversou com o Blog n’ Roll via Zoom.

Assunto recorrente no Brasil, o posicionamento dos artistas em questões polêmicas também foi lembrado por Sharon.

“Acho que cada pessoa age de uma forma diferente, mas acredito que a maioria deveria se posicionar, pelo menos. Muitos artistas têm essa obrigação, porque ser artista é muito próximo de ser você mesmo. Por isso, se expressar é algo bom, e ajuda na parte da inspiração também”.

Turnê da Within Temptation com Evanescence

Entertain You surgiu logo após a extensa turnê de divulgação do álbum Resist. Segundo Sharon, a ideia era preparar algo novo para a turnê conjunta com o Evanescence, que viria na sequência.

“A gente passaria pelos mesmos países que já havíamos acabado de tocar. Por isso, a ideia era surpreender as pessoas. Então, aproveitamos o momento de inspiração no final do ano passado e compomos, gravamos e fizemos o clipe. Tivemos sorte que pudemos finalizar tudo de nossas casas, já que o coronavírus parou com tudo”.

A turnê, no entanto, foi suspensa. Teria início em setembro e já tinha mais de 150 mil ingressos vendidos para apresentações em oito países. Mas Sharon guarda com carinho o dia que conheceu a vocalista do Evanescence, Amy Lee.

“Amy e eu nos conhecemos há dois anos, quando eles estavam tocando em Amsterdã e nos chamaram para o show. Na época, nossas equipes se conheciam e programaram nossa ida ao show, mas eu não a conhecia pessoalmente. Nesse dia, depois do show, eu e a Amy tivemos uma conversa muito legal. Às vezes você não sabe o que esperar quando conhece alguém, mas com ela o papo fluiu bastante. Chegamos a falar do sentido da existência (risos). Tivemos uma linda conexão”.

Ainda não há uma garantia que a turnê será remarcada no futuro, mas isso não preocupa a vocalista do Within Temptation.

“Novas relações são sempre delicadas. Acho que se for para acontecer, vai surgir com o tempo. Não sei se vai acontecer, mas estou aberta a isso. E se não acontecer, já sou muito grata de ter conhecido uma pessoa tão boa e uma banda tão legal”.

Confira abaixo outros temas comentados pela vocalista durante a conversa com a nossa equipe.

Momento mais criativo?

Nunca se sabe (risos). Sempre espero ter escrito meu melhor a cada música. Sempre espero poder fazer coisas diferentes e melhores. Até porque as pessoas pensam diferente. Uma pode pensar que é ótimo, enquanto outra pode achar que é um lixo. Para mim, o que importa é fazer algo que me orgulhe. Eu sempre preciso sentir algo especial em cada música.

Evolução da Within Temptation

Extremamente. Tudo foi melhorando com o tempo. Deu para sentir a banda crescendo aos poucos. Do ponto em que começamos até hoje, cada álbum tem sido diferente, e isso é muito legal, porque cada disco traz uma memória diferente. É como se fosse um álbum de fotos, porque mostra como a vida era na época que lançamos.

Brasil

Espero muito que dê para ir ao Brasil depois disso tudo. O único problema é que temos tantos compromissos na Europa que pode acabar demorando um pouco. Depois disso, a gente vai planejar nossa ida à America do Sul. E eu odeio aviões (risos), quando eu vou até aí, é para mostrar que amo vocês de verdade.

Fãs brasileiros da Within Temptation

Seguimos todas as páginas de fãs nas redes sociais, e os brasileiros são muito ativos. Me orgulho muito em ter tanta pessoa boa nos seguindo.

*Entrevista e texto por Lucas Krempel e Caíque Stiva

Comentários

Comentários