Entrevista | Thiago Espírito Santo: “Todos os artistas devem se unir”

Com mais de 20 anos de carreira, o instrumentista Thiago Espírito Santo vem acumulando conquistas em seu portfólio. O musicista, que já se apresentou em mais de 10 países, já colaborou com grandes artistas da música brasileira, como Toquinho, Maria Bethânia e O Teatro Mágico. Ademais, o músico é um dentre os 200 artistas que participará do Juntos Pela Vila Gilda.

Thiago é conhecido por suas composições. Ele compõe a partir de solos de guitarras, ou em violão, onde dedilhar e cantarolar são suas maiores fontes criativas.

“Minhas inspirações e ideias não tem um método exclusivo, mas viso estar sempre buscando harmonia entre as melodias. Minha última música foi composta em menos de um dia”.

“No dia da super-lua, fiquei olhando para ela no céu e realmente estava incrível. A partir dessa inspiração consegui compor de uma vez”, conta.

Conciliando duas profissões

Thiago também trabalha como mentor musical. E em tempos de pandemia, ser professor tem sido sua maior fonte de renda.

“Sou filho de uma professora, então a música está presente em minha vida desde sempre. Trabalho como professor há 22 anos, e sempre considerei o ensino muito importante; quanto mais eu ensino, mais aprendo, então é sempre muito prazeroso”.

“Atualmente tem sido de extrema importância, tem sido minha entrada principal de renda. Tenho ocupado meu tempo como mentor e dando aula; não tem sido complicado porque eu falo sobre o que vivo”.

Thiago teve muitos projetos interrompidos devido a pandemia. Assim como ele, outros artistas não poderão seguir com a agenda profissional.

“Muitos amigos meus também tiveram os compromissos interrompidos; foi um verdadeiro baque. Minha sorte é que eu dou aula há bastante tempo, e sempre investi nisso”.

Dicas para novos artistas

O músico deixou um recado para pessoas que sonham em viver de arte, mas que tem medo entrar nesse mundo:

Manter a cabeça e o coração aberto é a primeira regra. Não há certo e nem errado, melhor ou pior. Quem hoje está se apresentando em grandes palcos, tem uma trajetória e uma história por trás. Não é fácil. Se você está começando, não olhe para algum artista achando que você vai conseguir ser igual. Admire, se inspire nele, e a partir disso crie seu próprio estilo. Nunca será possível copiar alguém; cada um tem sua essência. Respeite o próximo e o seu tempo. Vai dar certo!

Thiago Espírito Santo

Juntos pela Vila Gilda

Thiago Espírito Santo é presença confirmada no Juntos Pela Vila Gilda, que ocorrerá neste fim de semana. Para ele, é fundamental ajudar as pessoas neste período de incertezas.

“Vivo de música há mais de 26 anos; já estou dentro do mercado há muito tempo. Reconheço meus privilégios, mas infelizmente nem todos possuem oportunidades, deixando de ter acesso ao básico de higiene, alimentação, saúde. Muitas pessoas não conseguem acesso aos cuidados mínimos. É uma situação muito delicada”.

“Todos os artistas devem se unir para ajudar as pessoas que vivem em uma realidade diferente. É uma honra poder contribuir com minha música e poder participar desse movimento que visa levar mais alegria pras pessoas”, conclui Thiago.

Comentários

Comentários