Entrevista | Playmoboys – “Foi o melhor lançamento da nossa carreira”

Recentemente, a banda de indie rock carioca Playmoboys lançou o single Na Praia. Ao mesmo tempo, a canção é leve, romântica, alegre e acompanha uma batida dançante. A música saiu pelo selo Caravela, inaugurando a parceria com a Warner Music, gravadora responsável pela distribuição.

Em entrevista ao Blog n’ Roll, o vocalista Conrado Muylaert conta detalhes sobre o novo trabalho da banda. Além disso, o papo também se estende para a trajetória do grupo e planos para o futuro.

Single

Antes de tudo, Na Praia foi composta por Conrado e lançada no mês passado. “Foi algo um tanto inesperado. A gente lançou um álbum em meados de janeiro, e se preparava para fazer shows focados neste trabalho. Com a pandemia, a banda deu um tempo nos planos. Cada um focado na sua família, em ficar em casa. Após alguns dias em isolamento, tive essa vontade de lançar algo bem alto astral, pra tentar passar uma boa energia para as pessoas”.

Ademais, a música sobre a vontade de rever um amor marcado pela ingenuidade das paixões que acontecem e terminam na estação mais quente do ano.

“Acredito que muitos, como eu, sentiram bastante nostalgia nesse período, e foi assim que pensei em falar de amores, praias, momentos inesquecíveis. Pra fazer a mente viajar, e lembrar que as coisas vão voltar para seu lugar. Pela primeira vez, eu criei a batida antes da música. Queria algo dançante. Com a batida pronta, gravei um violão com muita referência da nova MPB e encaixei a letra ali”.

Lyric vídeo

O vocalista ainda compartilha o bom alcance da canção. “Foi o melhor lançamento da nossa carreira nos streamings, conseguindo 20 mil plays somados no Facebook, Spotify e Youtube. Como não havia a possibilidade de um vídeo da banda, fiz um lyric vídeo com fotos, que saiu junto com a música. Em seguida, a vontade de fazer um vídeo foi aumentando, e decidi fazer algo em casa mesmo”.

Vale lembrar que a faixa Na Praia será lançada também na versão acústica e um remix.

Além disso, Conrado também falou sobre o processo criativo para o lyric vídeo.

“Eu e minha namorada usamos a câmera do celular para criar umas cenas divertidas que combinassem com a música. Tudo feito em casa, filmagem e edição. De cara, não achei que fosse dar certo. Mas, após editar – ainda pegamos imagens de praia que tínhamos guardadas – o resultado me alegrou muito. É um vídeo que dá uma vontade de viver, traz uma positividade. Combina com a música”, explica.

Trajetória

Há mais de dez anos na estrada, o Playmoboys vivenciou diversas fases. Conrado relembra os primeiros passos.

“A gente teve um bom início, numa época que ainda havia um movimento bom para o rock, mas durou pouco. Nosso primeiro álbum foi produzido por Marcelo Sussekind e Vinicius Rosa, e ali a gente teve um bom contato com cenário. Chegamos a fazer temporadas de shows bem sucedidos para aquele álbum. Havia um público legal no Rio de Janeiro. Em 2009 tivemos um ano incrível, com música nas rádios grandes, aparições nas TVs, etc.”

No entanto, o cenário musical brasileiro mudou. “A partir de 2010, a cena carioca rock caminhou para o underground. Não havia mais espaço para bandas independentes, nessa tendência que segue até hoje. Foram anos difíceis e de pouca produção para nós. Até que em 2013, uma música que lançamos nos colocou de volta na mídia. Baby There’s no End foi lançada com um clipe muito bem produzido, e entrou em várias emissoras do Brasil e algumas gringas. Ultrapassou meio milhão de views no Youtube, tocou em rádios, e voltamos para a estrada. Meses após o lançamento da canção, surgiu a oportunidade do encontro com os ingleses do Libertines”, revela Conrado.

O vocalista ainda compartilhou as referências do Playmoboys. “O indie rock é nosso estilo, apesar do gosto musical dos integrantes ser bastante diverso. Então, o som da banda segue a referência dos nossos ídolos do indie rock, e pegamos um pouco de cada. Posso citar por exemplo, Velvet Underground, Clash, Cure e Smiths. A música brasileira acrescenta muita coisa no nosso som, e vez ou outra, torna-se protagonista. Inclusive, após alguns álbuns em inglês, definimos que este ano só faremos músicas em português”.

Playmoboys e The Libertines

Em 2013, a banda teve a oportunidade de dividir o palco com a banda inglesa The Libertines. Em resumo, após ouvir a música Baby There’s No End, os europeus realizaram uma apresentação conjunta ao lado dos cariocas, para um pouco mais de 100 pessoas, em Campos dos Goytacazes.

“Foi algo realmente mágico”, relembra Conrado. “Libertines, para nós, não era apenas uma banda que gostávamos. Era nossa maior referência. Eu, particularmente, tinha eles como meus maiores ídolos. Ouvia todos os dias seus discos, já havia feito muito esforço para assistir a vários shows, entre outras coisas de super fã”.

O artista ainda comenta sobre o destaque que o grupo recebeu, após a parceria.

“Por obra do destino, em junho de 2013, estávamos no mesmo palco tocando as músicas que marcaram nossa vida. Até hoje é difícil acreditar que aconteceu. Além do sonho realizado, ganhamos muita exposição com tudo isso, e foi determinante para uma nova guinada na nossa carreira”.

Quarentena

A princípio, apesar do isolamento social, a banda segue trabalhando em novos materiais.

“Estamos mantendo o contato quase diariamente, com muita saudade dos encontros. Tentando manter a energia e tirar algo de positivo disso tudo. A produção continua. E mês que vem já teremos novo lançamento de música feita durante o isolamento.”

Conrado ainda fala sobre os planos da Playmoboys após a pandemia. “Direto pra praia mesmo [risos]. Depois disso, nossa maior vontade mesmo é tocar. Voltar a nos encontrar e sair fazendo shows. Ver gente. Até lá, vamos lançando música e mantendo o otimismo. Por ora, torcemos para que esta pandemia tenha o lado positivo de enraizar a solidariedade nos nossos corações, e que saibamos sentir gratidão pelas coisas boas que a vida tem, mesmo quando tudo isso passar. Deixo nosso abraço e agradecimento pela oportunidade”, relata.

Playmoboys participará do Juntos Pela Vila Gilda

Por fim, o Playmoboys marcará presença no evento Juntos Pela Vila Gilda. Em suma, a banda está entre os mais de 100 artistas que irão participar da ação social promovida pelo Blog n’ Roll.

“Eu fiquei muito feliz em poder participar. Não conhecia a comunidade do Dique da Vila Gilda até então, fui procurar na internet, e vi o quanto é importante se fazer algo para ajudá-los. Eu espero que o evento seja frutífero tanto para dar exposição às dificuldades da comunidade quanto para arrecadar doações”.

Comentários

Comentários