Shmap’n Shmazz – Cap’n Jazz e o começo do midwest emo

Cap’n Jazz foi uma banda de emo muito influente durante os anos 1990. A banda nasceu em 1989, em Chicago. Ao mesmo tempo em que se tornava a primeira banda de emo fora da cena de Washington D.C., Cap’n Jazz também trouxe uma nova sonoridade para o gênero. Assim que teve início o que é conhecido hoje como midwest emo.

Seu primeiro e único álbum foi lançado em 1995. Intitulado de
Burritos, Inspiration Point, Fork Balloon Sports, Cards in the Spokes, Automatic Biographies, Kites, Kung Fu, Trophies, Banana Peels We’ve Slipped On and Egg Shells We’ve Tippy Toed Over, mas também conhecido como Shmap’n Shmazz, o álbum contém 12 faixas.

O álbum

Como havia dito anteriormente, Cap’n Jazz traz alguns novos aspectos para o gênero. Durante os anos 1980, o emo era visto apenas como um movimento alternativo ao hardcore, sem muitas diferenças estilísticas. Porém, com a chegada de Shmap’n Shmazz, essa realidade foi alterada.

Com a introdução de aspectos do post harcore assim como demais gêneros do rock alternativo (como o indie rock), Cap’n Jazz obteve um grande sucesso durante sua época.

Essas mudanças na sonoridade podem ser percebidas desde o início do álbum. Em Little League, a primeira faixa, ficam claros os novos aspectos. Além da sonoridade pesada do hardcore, torna-se presente um liricismo mais elaborado, a utilização de interlúdios e entre outros.

Outra faixa de grande destaque é Bluegrassish. Apesar de ser considerada um intervalo, a faixa traz o uso de piano e riffs de guitarra mais melódicos. Embora esta seja uma faixa mais experimental dentro do álbum, suas influências perpetuaram várias gerações do emo.

Conclusão do Cap’n Jazz

Com uma nova cara para o emo, Cap’n Jazz é cotada hoje em dia como a banda mais influente que já passou pelo gênero. Apesar de ter uma curta carreira, a banda definiu alguns dos clichês do emo. Além das letras melosas e vocais excêntricos, também foram instituídas bases mais melódicas para as músicas.

Graças a Shmap’n Shmazz, o emo foi divulgado por todos os EUA, e posteriormente até para o exterior. Este álbum é simplesmente um dos pilares do gênero, e todos com interesse pelo emo devem ouvir.

Comentários

Comentários