NX Zero é, provavelmente, uma das bandas mais famosas e influentes do rock brasileiro dos anos 2000. Com vários hits, a banda formada em 2001 trouxe para o mainstream uma estética da qual os brasileiros ainda não estavam acostumados, o emo.

Seu primeiro álbum, Diálogo?, não teve muito sucesso comercial, porém foi o ponto de partida para a carreira.

Início do sucesso

Em 2006, lançou o segundo álbum, autointitulado. Foi aí que tudo começou. Deixando para trás um pouco a sonoridade post-hardcore, o NX apostou em melodias mais puxadas para o pop rock e pop punk.

Essa estética mais voltada para o pop foi de grande agrado ao público brasileiro. Por sua vez, estavam mais acostumados com uma sonoridade chiclete e menos agressiva.

O álbum conta com os hits Além de mim, Razões e Emoções e Pela Última Vez. Além delas, La Prision e Mentiras e Fracassos representam bem as propostas da banda.

Este álbum foi extremamente importante para a cena emo no Brasil. Pois além de pavimentar o caminho para que mais bandas do gênero surgissem, NX Zero fez com que as grandes produtoras e rádios adotassem esse movimento.

Bandas como Glória e Scracho só obtiveram seu espaço devido a essa abertura de portas. Além de tudo isso, o NX Zero ainda conseguiu se inserir na estética da MTV e da revista Capricho.

O álbum é um marco dos anos 2000. Retrata bem o amadurecimento do movimento emo no Brasil, assim como o início de uma estética marcante. Foi um dos principais marcos da década e que mudou totalmente o rumo de uma geração de jovens em busca de identidade.

Comentários

Comentários