Canto do Historiador - Aldo Fazioli

Canto do Historiador #10 – A chegada dos Cowboys do Rock

ALDO FAZIOLI

Os irmãos de pais diferentes, o Rock n’ roll e o Rockabilly fizeram todo mundo dançar e se divertir durante os anos cinquenta com seus ritmos contagiantes. Mas como tudo que é bom dura pouco, eles começaram a entrar em decadência após uma série de acontecimentos negativos que foram afastando seus principais astros da grande mídia.

O declínio da popularidade coincidiu com a chegada dos anos sessenta. Década que trouxe as ondas musicais do surf, a beatlemania e as alucinações psicodélicas; bem como apresentava as novas “cores” ao cenário musical proporcionando o surgimento de várias outras vertentes.

A partir da segunda metade dessa década, ao se misturar com o rock ‘n’ roll e todas essas influências musicais, o country music deu origem a um novo gênero do rock: o Country Rock. Desnecessário explicar a formação do nome, no entanto ele se refere aos “rockeiros” que incorporaram instrumentos típicos do country music como o banjo, gaita e o pedal steel, característico do gênero.

Os temas das composições eram desenvolvidos com narrativas do cotidiano rural, histórias de cowboys e seus amores, a natureza, religiosidade etc. Os artistas deste gênero normalmente se apresentavam com trajes do homem do campo, calças rancheiras (jeans), camisas xadrez, chapéus e botas de vaqueiros e outros adereços “caipiras”.

Em 1966, a The International Submarine Band lançou o disco Safe of Home com Gran Parsons (1), onde o pedal steel foi amplamente utilizado. Esse álbum é considerado por muitos o primeiro registro do country rock.

A popularidade do country rock encontrou no estado da Califórnia um ambiente muito favorável ao seu desenvolvimento e foi assimilado por muitas bandas como New Riders of the Purple, Poco, Hearts and Flowers, Flying Burrito Brothers, entre outras. Contudo, existem bandas que conquistaram maior e espaço na mídia e praticamente tornaram-se sinônimo do gênero.

Creedence Clearwater Revival, que gravou no seu primeiro trabalho homônimo o clássico Suzie Q de Dale Hankins, e os trabalhos do seu líder John Forget são ótimos exemplos. Assim como o The Eagles, grupo formado por ex integrantes do Poco e Flying Burrito Brothers, que é uma das mais cultuadas e ficou conhecida mundialmente pelo hit Hotel California.

Neste período, ainda orbitaram nessa atmosfera grandes nomes da música. Bob Dylan, The Byrds, Neil Young, ZZ Top, The Grateful Dead, The Band são alguns artistas que flertaram com o country rock.

Nos anos setenta foi a vez das bandas Lynyrd Skynard, J. Geils Band e do cantor Bob Seeger representarem o gênero. No entanto, a grande estrela do country rock da década foi sem dúvida foi o The Doobie Brothers. Chamada de “cowboys modernos”, a banda emplacou inúmeros hits, entre eles o clássico Listen To The Music.

Apesar do country rock perder sua força ainda nos anos 1970, ele ainda sobrevive cultuado que é no estado do Texas com bandas que mantém vivo seu legado até os dias de hoje.

(1) Gran Parsons – Vocalista que fundou em 1968 a banda The Byrds

Rock abraço,

Aldo Fazioli

Comentários

Comentários